O Congresso


PROGRAMAÇÃO

ATENÇÃO: As atividades programadas previamente para o bloco F foram transferidas para os blocos B e E da unidade Via Corpvs para garantir uma melhor estrutura de rede e wifi para os congressistas. Confiram as informações atualizadas clicando no link de cada atividade.

REDE WIFI: ESTACIO-VISITANTES (Senha: estacio@2014)

 

 


 

VÉSPERA – 28/06/2017

16:00 – 20:00   |   Início do credenciamento e receptivo do evento


1º DIA – 29/06/2017 

A partir de 8:00   |   Credenciamento

8:00 – 12:00          |   Oficinas e minicursos   (clique aqui para detalhes)

10:00 – 12:00        |   Mesa Temática 1 – Empregabilidade em Comunicação

(Local: Auditório Central – Bloco D – 2º andar – Campus Via Corpvs)

Palestrantes:

Prof. Pós-Dr. Kleber Nogueira Carrilho, representante do ENSICOM (Seminário sobre o Ensido de Graduação em Comunicação Social) e membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). É Pós-doutor em Sociologia pela Université de Paris V – Descartes, doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero.

Profa. Dra. Beatriz Schmidt de Araújo, Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura e atualmente Gestora Nacional dos Cursos do Eixo Economia Criativa da Universidade Estácio de Sá. Atua principalmente nos campos de comunicação, educação, mídia, recepção e redes sociais, Publicidade e Jornalismo.

Mediadora:

Aline Maria Grego Lins, Doutora em Comunicação e Semiótica, Mestre em Educação e Diretora Regional da Intercom no Nordeste. É professora da Universidade Católica de Pernambuco, onde também integra os Grupos de Pesquisa de Cultura e Mídia Contemporânea, e autora do livro Alfabetização do Olhar.

 

13:00 – 17:00         |   Oficinas e Minicursos   (clique aqui para detalhes)

13:00 – 17:00         |   Expocom   (clique aqui para detalhes)

18:30 – 19:00         |   Atividade Cultural

19:00 – 21:30         |   Solenidade de abertura  – Conferência “Intercom 40 anos: Memórias e Histórias da Comunicação”, com Felipe Pena, jornalista, escritor, psicólogo, Doutor em Literatura pela PUC-Rio, Pós-Doutor pela Université de Paris/Sorbonne III e professor da Universidade Federal Fluminense.

Participação: Profa. Dra. Aline Grego, Diretora Regional da Intercom no Nordeste, e Prof. Me. Francisco Moura Valente Junior, Coordenador do Intercom Nordeste 2017.

(Local: Centro de Convenções do Hotel Oásis Atlântico Fortaleza)


2º DIA – 30/06/2017    

8:00 – 12:00           |   Expocom    (clique aqui para detalhes)

8:00 – 10:00           |   Divisões temáticas (DT’s)   (clique aqui para detalhes)

10:00 – 12:00         |    Mesa Temática 2 – Desafios e Oportunidades da Comunicação Contemporânea no Mercado Regional

(Local: Auditório Central – Bloco D – 2º andar – Campus Via Corpvs)

Palestrantes:

Maria José Braga, jornalista e Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Ana Celina Bueno, publicitária e Conselheira Fiscal da Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO).

Mediador:

Ismar Capistrano Costa Filho, jornalista, Doutor em Comunicação e coordenador de curso da UFC, milita pela democratização da comunicação, tendo participado da fundação de rádios comunitárias, da organização da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) e da Conferência Nacional de Comunicação.

 

14:00 – 20:00        |    Expocom   (clique aqui para detalhes)

13:00 – 18:00         |   Intercom Jr.   (clique aqui para detalhes)

19:00 – 20:00        |   Atividades culturais e lançamento/divulgação de publicações científicas


3º DIA – 01/07/2017      

8:00 – 10:30           |   Intercom Jr.   (clique aqui para detalhes)

10:30 – 12:30          |   Mesa Temática 3 – Produção e Consumo de Conteúdo Transmídia em Tempos de Comunicação Pós-Digital

(Local: Auditório Central – Bloco D – 2º andar – Campus Via Corpvs)

Palestrantes:

Prof. Me. W. Gabriel de Oliveira, especialista em Novas Tecnologias e Educação, Consultor de Marketing Digital e Digital Branding, com certificação Google Adwords, e professor de  Marketing, Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e E-commerce.

Prof. Dr. Juliano Domingues, jornalista, cientista social, Mestre e Doutor em Ciência Política e estudou análise de tomada de decisão na University of California, em Los Angeles. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Indústrias Criativas da Universidade católica de Pernambuco e desenvolve pesquisa de pós-doutorado vinculado ao Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital da Universidade Federal da Bahia.

Mediador:

Evandro Cavalcante Ferreira Gomes, Prof. Me. do Centro Universitário Estácio do Ceará nas áreas de Administração, Marketing, Jornalismo, Publicidade e Novas Tecnologias Digitais. Na pós-graduação é professor do curso de Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, área em que atua com foco no Marketing Digital, Marketing Esportivo e Economia Criativa.

 

17:00 – 20:00        |   Solenidade de encerramento / Premiação Expocom

(Local: Centro de Convenções do Hotel Oásis Atlântico Fortaleza)

 

Intercom

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.

 

Intercom Jr.

O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso). A atividade se dá em dois momentos distintos ao longo de cada ano: no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) e nos congressos regionais da entidade. Os acadêmicos podem apresentar pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras. Os trabalhos devem ser inscritos, tanto nos congressos regionais quanto no nacional, seguindo as divisões temáticas (DTs) e suas ementas, estabelecidas também para os grupos de pesquisa.

 

DT’s Divisões Temáticas

As Divisões Temáticas (DT’s) são sessões científicas que reúnem pesquisas relacionados à área da Comunicação desenvolvidas por pesquisadores graduados e pós-graduados, profissionais de mercado, professores e estudantes de especialização, mestrado e doutorado.

 

Expocom

A Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação –, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.

Os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ser realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES), e se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação, com exceção feita apenas às modalidades de agências juniores nas categorias “Jornalismo”, “Publicidade e Propaganda” e “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”.

A premiação é simbólica e beneficia os autores pela qualificação de seu curriculum vitae, o que pode se traduzir em oportunidades no mercado de trabalho.
Para mais informações, visite: www.portalintercom.org.br

Mesas Temáticas